O homem suspeito de ordenar o uso de dados do ator Chay Saude para abrir uma conta bancária e cometer fraudes, em 2023, foi preso na terça-feira (17). Ele foi detido no distrito de Barra do Jacuípe, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
A prisão ocorreu durante a “Operação Deep Fraud”, deflagrada em Barra do Jacuípe e nos bairros de Matatu e Coutos, em Salvador. A ação foi deflagrada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC).
De acordo com a Polícia Civil, o homem é suspeito de praticar fraudes eletrônicas contra instituições financeiras com a tecnologia deepfake, que permite alterar uma foto ou vídeo usando inteligência artificial.
Em entrevista à TV Bahia, o delegado Bruno Oliveira confirmou o envolvimento dele com o crime praticado usando os dados do ator. O caso ocorreu em setembro de 2023.
Na ocasião, o outro envolvido no esquema criminoso conseguiu limite de quase R$ 200 mil no cartão de crédito e R$ 25 mil no crédito especial, além de ter tentado se passar por Chay em uma agência bancária.
O executor foi descoberto após tentar desbloquear o acesso ao aplicativo do Banco Regional de Brasília (BRB) em nome do artista. Ele usou um documento falso que misturava os dados de Chay com a própria foto durante a tentativa de golpe, mas não soube soletrar o nome do ator: Roobertchay Domingues da Rocha Filho.
Após o flagra, o homem foi preso em flagrante em uma agência bancária de Salvador e autuado por estelionato e falsidade ideológica.
As investigações apontam que o grupo criminoso utilizava a tecnologia baseada em inteligência artificial para manipulação de imagens e vídeos, como forma de burlar os mecanismos de segurança dos bancos.
Com identidades forjadas e manipulações visuais, os criminosos conseguiam abrir contas bancárias em nome de terceiros, acessar créditos pré-aprovados e causar prejuízos expressivos às instituições.
Durante o cumprimento dos mandados no povoado de Barra do Jacuípe, em Camaçari, e nos bairros de Matatu de Brotas e Coutos, em Salvador.