A Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) segue atuando ativamente no Camaforró 2025 com uma estrutura voltada à promoção do cuidado e acolhimento. No segundo dia do evento, realizado no sábado (21), foram registrados 126 atendimentos no posto fixo de urgência e emergência montado no Espaço Camaçari, sem casos graves. Três pessoas precisaram ser transferidas para unidades de referência.
A estrutura conta com 14 leitos, sendo 12 para observação e dois preparados para situações mais delicadas, como reanimação cardíaca e suturas. A equipe multiprofissional é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais administrativos e motoristas, totalizando 31 servidores da saúde atuando por noite. Duas ambulâncias, sendo uma básica e outra avançada, estão de prontidão.
Na área de prevenção, o estande “Fique Sabendo”, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), também manteve atuação intensa. Somente no sábado, 172 pessoas foram atendidas e 166 fizeram a coleta, totalizando a realização de 664 testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites B e C). Foram identificados sete casos positivos para sífilis. Somando os dois primeiros dias de festa, já são 13 casos positivos para sífilis e dois para hepatite C.
A ação inclui atendimento completo antes e depois dos testes, com início imediato do tratamento para sífilis em caso do diagnóstico positivo e, para os demais casos positivos, orientação para tratamento em unidades de referência.
Cerca de 30 profissionais atuam por noite nessa iniciativa, que conta também com uma equipe de captadores circulando pelo evento e convidando o público para participar.
Também foram distribuídos gratuitamente, no sábado, 4.200 preservativos masculinos, 600 preservativos femininos e 1.000 unidades de gel lubrificante.
A Sesau segue presente durante todos os dias do Camaforró, com atendimento até a segunda-feira (23), último dia da festa. O objetivo é garantir que a população curta o São João com segurança e acesso a cuidados essenciais.