Polícia cumpre mandados em Camaçari e Salvador contra grupo que aplicava golpes com deepfake

Crédito da Imagem: Foto de Ascom/PCBA

Centenas de carteiras de identidade falsas foram apreendidas com um suspeito de estelionato.

A Polícia Civil da Bahia deflagrou na manhã desta quarta-feira (18), uma operação para cumprir mandados judiciais nos bairros de Matatu, Coutos, em Salvador, e Barra do Jacuípe, na orla de Camaçari. A ação coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), tem como alvo um grupo criminoso especializado em fraudes eletrônicas contra instituições financeiras.

Um suspeito de estelionato foi flagrado com centenas de carteiras de identidade falsificadas. De acordo com as investigações, os criminosos utilizavam tecnologia de deepfake para manipular imagens e vídeos, abrindo contas bancárias em nome de terceiros. O objetivo era acessar créditos pré-aprovados e realizar movimentações fraudulentas.

“A ação evidencia o compromisso da Polícia Civil com o combate qualificado às novas formas de fraude, que se utilizam de tecnologia de ponta para lesar instituições e cidadãos”, destacou o diretor do DEIC, delegado Thomas Galdino.

As diligências seguem em andamento na capital e na região metropolitana. A Polícia Civil não descarta a possibilidade de novas prisões e apreensões ao longo do dia.