O Espaço Camaçari 2000 recebeu nova vistoria de 15 veículos que integram a frota do Programa de Transporte Social, Técnico e Universitário (TSTU). A inspeção foi realizada nesta quarta-feira (30), das 14h às 18h, pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), com acompanhamento da Coordenadoria de Transporte Universitário (CTU), setor da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), e por membros da Comissão dos Usuários do Transporte Universitário de Camaçari.
Iniciativa inédita da Prefeitura de Camaçari, as vistorias quadrimestrais foram adotadas pela CTU com o objetivo de promover melhor qualidade do serviço ofertado, garantindo a segurança dos estudantes do município. Atualmente, 70 roteiros atendem os 3.177 beneficiários atendidos, hoje, pelo TSTU.
Um dos 16 integrantes da Comissão dos Usuários do Transporte Universitário presente na vistoria, Júlio César Santos vê como excelente a comunicação que tem se estabelecido entre os beneficiários do serviço e a CTU. Ele comemorou, também, o convite feito pela CTU para que eles acompanhassem de perto todo o procedimento de inspeção. “Sem esse canal aberto entre nós, sem essa troca de opiniões, a gente não vai construir algo sólido”, considerou o estudante de Engenharia de Produção da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que enfatizou a segurança como o principal item a ser observado durante as revisões veiculares.
A agente da STT, Maria Lúcia Ribeiro, declarou que são justamente os itens de segurança os prioritários no trabalho executado. “O que a gente mais se atenta são os itens de segurança, como pneus, extintor, luzes, limpador de para-brisa e cinto de segurança”, elencou a técnica, ressalvando ser o cinto o item que estudantes acabam não utilizando, e que em sua grande maioria permanecem embaixo dos bancos. “É um recurso de segurança muito importante para eles. O cinto salva vidas”, ressalvou.
Hyago Cerqueira, coordenador da CTU, destacou o papel de monitoramento da coordenadoria junto às empresas. “É imprescindível que os estudantes tenham segurança e tranquilidade para ir à faculdade, e para retornar às suas casas”, destacando o papel que a vistoria tem para prevenir eventual problema, identificando falhas e exigindo a devida adequação por parte da empresa prestadora do serviço.
Sendo constatada irregularidades, a empresa é notificada e, dentro de 15 dias, precisa reapresentar o veículo em nova vistoria. Os roteiros atuais circulam entre sede e orla, fazendo o transporte de estudantes entre Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho e Salvador.