Comissão de Defesa do Direito das Pessoas com Deficiência é definida na manhã desta terça-feira (19)

A Câmara Municipal de Camaçari definiu, durante a 4ª Sessão Ordinária, na manhã desta terça-feira (19/08), a composição da Comissão Permanente de Defesa do Direito das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida. O colegiado será formado pelo vereador Jackson Josué (União) na presidência, enquanto o vereador João Dão (PSB) ficou como relator e o vereador Maurício Qualidade (União) como membro.

Também foi definida a composição da Comissão especial para analisar a Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 01/2025, que trata de modificações no processo de eleição da Mesa Diretora da Câmara. A comissão ficará sob a presidência do vereador Herbinho (União), na relatoria o vereador Dr. Samuka (PRD), e tendo os vereadores Jamelão (Cidadania), Elias Natan (PSDB) e Tagner Cerqueira (PT) como membros.

Além disso, também foram escolhidos os membros que comporão a Comissão Especial para tratar da análise do Projeto de Lei do Legislativo de nº 85/2025, que prevê a criação de uma Inclusoteca Municipal, que é uma biblioteca destinada às pessoas com deficiência ou necessidades educacionais específicas. Esta comissão especial foi composta pelo vereador Kaique Ara (PT), na presidência, o vereador Jackson Josué, na relatoria, e como membros a vereadora Neidinha (PT), e os vereadores Herbinho e João Dão.

Quantos às indicações dos vereadores, muitos temas foram tratados, dentre eles saúde, educação, e em especial as questões de mobilidade urbana, com pedidos de pavimentação asfáltica para localidades que abrangem todos os três distritos do município. Um exemplo foi a Indicação Nº 780/2025, de autoria do vereador Jamelão (Cidadania), que salientou a importância da pavimentação asfáltica e criação dos passeios e calçadas com toda a infraestrutura na região do bairro Verde Horizonte.

Nas questões relativas à saúde, a Casa também aprovou por unanimidade a Indicação Nº 786/2025, de autoria da vereadora Neidinha, solicitando a criação de um NATEA (Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista) no distrito de Monte Gordo. “Este Núcleo é de grande importância para todos os pais e mães destas crianças atípicas. Hoje, já temos um NATEA em Arembepe, tem outro construindo em Abrantes, e não poderia deixar de ter também um em Monte Gordo para atender as crianças de Barra do Jacuípe, Barra do Pojuca e Monte Gordo”, pontuou a vereadora.