Com matrícula de hidroginástica para pessoas de 66 a 70 anos de idade, a Cidade do Saber (CDS) deu início à inscrição para as atividades esportivas nesta terça-feira (9). As vagas são ofertadas através da parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Camaçari (Sejuv), e ainda incluem as modalidades de basquete, natação, boxe, jiu-jítsu, karatê e vôlei. O procedimento segue até 19 de setembro, conforme programação abaixo.
O cronograma das inscrições para as atividades esportivas passou por ajustes, como sinalizou a coordenadora de Esportes da CDS, Sara Nascimento. “Essa reorganização aconteceu para dar mais conforto às pessoas mais idosas, às mães de crianças com deficiência e às próprias pessoas com deficiência [PcDs]. Para evitar longas filas no momento da inscrição, a gente resolveu fazer essa mudança por faixa etária”.
Desta forma as inscrições para hidroginástica ocorrem em mais dois dias: no dia 10 para pessoas de 46 a 65 anos e dia 11 para pessoas de 18 a 45 anos. As fichas são distribuídas por ordem de chegada. Depois, é feito o cadastro e, por fim, acontece a matrícula, que tem atendimento das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30.
Atendendo a indicação médica para fazer aula de hidroginástica, o aposentado Edvaldo Santos Silva, 69 anos, se matriculou nesta terça-feira. “Tenho problemas no braço e na coluna. Então, vai me ajudar muito. Fui bem recebido por todos aqui. O rapaz que me atendeu foi ‘gente fina’. Deu tudo certo pra mim, graças a Deus”, finalizou, avaliando o atendimento.
Aluna antiga da CDS, a aposentada Maria da Penha Silva, 67 anos, foi em busca de voltar a praticar hidroginástica. “Eu tenho problema de dor aqui e ali. Então, o médico me recomendou que eu tornasse a fazer esse exercício físico”.
Com a mesma motivação para se inscrever na hidroginástica, a também aposentada Celida Silva Pereira, 66 anos, compareceu à instituição. “Primeiramente, eu preciso, por conta da questão de saúde, pressão, essas coisas… e porque eu amo. É o esporte que eu mais gosto. Eu faço pilates, mas estava com muita saudade da hidroginástica. E aqui, nessa Cidade do Saber, é uma maravilha. Quando fechou, nós ficamos todos perdidos”, disse, ao contar que pratica a atividade no local desde 2009.
Para se matricular é necessário apresentar originais e cópias do RG e do CPF, além do comprovante de residência atualizado, que ateste a moradia em Camaçari. Menores de 18 anos devem apresentar atestado escolar, e a matrícula deve ser realizada por um responsável legal, que também precisa apresentar o RG.
Além dessa documentação, os interessados em atividades aquáticas deverão apresentar, dentro da validade, os seguintes exames: dermatológico (todas as idades), urológico (público masculino) ou ginecológico (público feminino, a partir dos 14 anos).
Cada pessoa poderá se inscrever em, no máximo, duas modalidades: uma na área da cultura e outra no esporte. Está assegurada a cota de 20% das vagas para PcD em cada turma, mediante apresentação de relatório médico. Todas as modalidades seguirão rigorosamente as faixas etárias definidas no ato da matrícula.
Ao todo, estão sendo disponibilizadas 3.030 vagas em diversos cursos, com turmas que contemplam crianças a partir dos 5 anos, além de jovens e adultos. As atividades serão distribuídas entre o complexo da Cidade do Saber, a Pracinhas da Cultura do Phoc III e os centros culturais Vila de Abrantes e Barra do Pojuca.
Em breve, a Secretaria de Cultura de Camaçari (Secult) divulgará o calendário de matrículas para os demais equipamentos.
Confira, abaixo, o cronograma de matrículas do esporte, por modalidade e respectiva faixa etária:
Hidroginástica
10 de setembro
Faixa etária: 46 a 65 anos
11 de setembro
Faixa etária: 18 a 45 anos
Basquete
12 de setembro
Faixa etária: 12 a 17 anos
Natação
15 de setembro
Faixa etária: a partir de 10 anos
Boxe
16 de setembro
Faixa etária: 10 a 17 anos
Jiu-jítsu
17 de setembro
Faixa etária: 6 a 17 anos
Karatê
18 de setembro
Faixa etária: 6 a 17 anos
Vôlei
19 de setembro
Faixa etária: 9 a 17 anos