4ª fase da Operação Overclean cumpre mandados em cinco municípios baianos.
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal do Brasil (RFB), deflagrou, nesta sexta-feira (27), a quarta fase da Operação Overclean, visando desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em esquemas de fraude em licitações, desvio de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.
As diligências foram realizadas nos municípios baianos de Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga, onde foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e três ordens de afastamento cautelar de servidores públicos de suas funções. As medidas foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pela condução da investigação, diante da possível participação de agentes com foro privilegiado.
De acordo com as investigações, o grupo atuava na liberação de emendas parlamentares para os municípios de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, entre os anos de 2021 e 2024, mediante o pagamento de vantagens indevidas. Além disso, há indícios de manipulação de processos licitatórios com o objetivo de beneficiar empresas previamente ajustadas, em prejuízo à administração pública.
Entre os crimes investigados estão organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.